No Banco de Terras da Ponta do Sol podem ser publicados exclusivamente anúncios de terrenos agrícolas, florestais e/ou de investimentos orientados para o desenvolvimento sustentável do meio rural.
Os anúncios submetidos no formulário online previsto para o efeito, serão devidamente validados por equipas de trabalho definidas para garantir a objetividade e pertinência da informação.
Para efetuar o anúncio de um terreno no Banco de Terras da Ponta do Sol, a pessoa interessada terá de prestar as seguintes informações:
- título (sugestivo)
- preço
- tipo de cedência
- identificação do tipo de anunciante (Proprietário, arrendatário, herdeiro, intermediário (familiar/amigo)
- período de cedência
- tipo de prédio e identificação do parcelar
- tipo de aptidão
- área do terreno
- número de parcelas
- tipo de utilização
- água
- acessibilidades
- descrição livre
- localização do terreno
- mapa
- incorporação até 10 imagens
- identificação do anunciante
Para uma melhor valorização do anúncio e evitar equívocos, aconselhamos que sejam preenchidos o maior número de campos possível. Lembre-se que quanto mais atrativo, mais claro e com maior quantidade de informação disponibilizada for o seu anúncio, mais possibilidades de sucesso terá.
Como funciona o Banco Terras?
O Banco de Terras tem um modo de funcionamento bastante simples, que pode ser descrito em três passos fundamentais:
- edição online do anúncio por parte do anunciante;
- verificação sumária da informação submetida por equipa definida pela Câmara;
- publicação no diretório.
Todos os anúncios que contenham informação e vocabulário menos próprio, não serão publicados no Banco de Terras da Ponta do Sol
A Câmara Municipal apenas disponibiliza a Plataforma Digital «Banco de Terras», pelo que, em situação alguma, é responsável pelos conteúdos dos anúncios. Assim, qualquer anúncio que tenha por base a má-fé, fundamentos que possam constituir ilegalidade ou qualquer omissão da veracidade ou direitos de posse dos terrenos anunciados são da exclusiva responsabilidade do anunciante.
Cabe sempre a cada uma das partes envolvidas entre a oferta e a procura assumir todos os direitos e deveres inerentes a um processo negocial.
A intervenção da Câmara Municipal da Ponta do Sol nos terrenos publicados
A Câmara Municipal da Ponta do Sol apenas faculta e disponibiliza a Plataforma Digital «Banco de Terras» para utilização dos cidadãos que disponham de terrenos agrícolas ou florestais no Município da Ponta do Sol.
O papel desta instituição nesta plataforma restringe-se ao de promover e facilitar a infoinclusão, procurando garantir o cumprimento dos seus deveres institucionais de governação local. O foco desta ferramenta é a promoção e valorização territorial da área geográfica do Município da Ponta do Sol.
Qualquer processo negocial que venha a ser efetuado tendo por base o «Banco de Terras», é da exclusiva responsabilidade das partes intervenientes. A Câmara Municipal não participa em nenhuma das fases de negociação, nem interfere em qualquer processo posterior.